Imagine poder controlar e gerir o seu consumo
real de energia elétrica, poder partilhar e gerir
a sua produção própria de energia, com todo
o conforto e simplicidade.

Na região da Madeira estamos a preparar este futuro hoje. Dispor de um sistema elétrico cada vez mais inteligente, na forma como se produz, distribui e consome a energia elétrica, evitando desperdício de energia, é o nosso grande objetivo. O projeto de instalação de contadores elétricos inteligentes EEM INOV faz parte deste caminho que começou em Porto Santo e agora chega à Ilha da Madeira.


Prepare-se para receber o novo contador elétrico inteligente em sua casa. Porque a sustentabilidade global é um propósito comum, contamos com todos para aumentar os níveis de eficiência energética no território da RAM.

O novo contador elétrico inteligente vai chegar a todas as casas e empresas da Madeira. CONHEÇA AQUI O NOVO CONTADOR QUE VAI SER INSTALADO NA SUA CASA.

EEM INOV, representa o nosso empenho em desenvolver vários projetos de vanguarda de novas tecnologias no setor elétrico. A instalação na Madeira de mais de 130.000 contadores inteligentes de última geração, disponibilizando aos cidadãos novos serviços de gestão da energia, faz parte deste compromisso. Através deste novo equipamento os nossos clientes vão poder de forma acessível, simples e flexível, gerir a energia sem custos acrescidos. Esta tecnologia representa mais vantagens para todos já que uma melhor gestão do consumo de cada um, significa uma melhor gestão na da rede de energia elétrica da RAM como um todo. Pense nos ganhos em eficiência energética, numa mais eficaz produção e distribuição de energia e no impacto positivo que tudo isto tem no ambiente.

Pessoas, natureza energia para o futuro, na nossa rede está tudo relacionado com sustentabilidade. EEM INOV é sinónimo de inovação em ação, e agora com o projeto dos contadores elétricos damos mais um passo neste caminho, um sinal de que consigo a Madeira pode estar mais à frente.

Ainda apenas disponível para clientes da Ajuda— Freguesia de São Martinho.
Até 2025 toda a Ilha da Madeira terá acesso aos contadores INOVMETERs.


Caso já tenha sido contactado por nós, aqui pode alterar os seus dados para contacto
de instalação:

Tem dúvidas sobre o INOV CEI? Nós contactamos para esclarecer.

FAQS

Um contador “inteligente” denominado também por “smart meter”, possui tecnologias avançadas que permitem medir os consumos de energia eletricidade de cada habitação em intervalos de tempo próximos, registar os valores de contagem e transmitir estes dados através da rede elétrica existente para um sistema centralizado que recolhe os dados dos contadores transmitindo-os para a EEM.

O sistema AMI, aplicado aos contadores inteligentes, é um sistema que permite a comunicações bidirecional de energia de forma avançada utilizando a técnica PLC (Power Line communication), ou seja, permite a receção e o envio de informação através da rede elétrica existente.

Mais detalhadamente, os contadores inteligentes instalados irão enviar leituras e outras informações, através das linhas de energia, para equipamentos localizados nos postos de transformação (PTs), denominados concentradores. Os PTs estão ligados à internet numa rede privada da EEM e enviarão os dados para os nossos servidores, que automaticamente irão gravá-los e processá-los. 

A instalação dos contadores inteligentes na ilha da Madeira inicia-se em setembro de 2021 na zona da Ajuda, depois dos primeiros equipamentos terem sido instalados na ilha do Porto Santo, no projeto Smart Fossil Free Island em 2019. A zona da Ajuda, apresenta uma grande densidade populacional e com uma diversidade de instalações (comerciais e residenciais) permitindo à EEM a obtenção de maior feedback neste novo processo de desenvolvimento tecnológico. A substituição de todos os contadores na ilha da Madeira encontra-se prevista para o ciclo 2021-2025, organizando as substituições por zonas geográficas previamente definidas, sendo todos os clientes avisados antecipadamente pela EEM da instalação do seu contador inteligente.

Este sistema processará informações que permitirão ter mais eficiência no serviço prestado e melhorar ainda mais a qualidade da energia fornecida;

Assim que o sistema estiver operacional, o cliente não terá que fornecer mais leituras, pois estas serão fornecidas automaticamente pelo contador. Garantiremos assim, uma leitura sempre real da sua instalação; 

O Contador Inteligente vai permitir fornecer aos clientes informações detalhadas de padrões de consumo de energia e também de produção de energia, no caso dos Clientes que tenham uma unidade de produção, como por exemplo um painel solar. Na posse desta informação o Cliente vai poder gerir melhor a energia consumida e respetivos custos;

Diagnósticos de qualidade de energia irão ajudar a evitar interrupções de energia e, caso ocorram, minimizar o tempo de reposição das mesmas.

De forma simples, no portal EEM, dentro da área privada do cliente em EEM ONLINE, o Cliente deve ativar a opção SERVIÇO SMART METERING para poder receber e consultar as informações registadas pelo seu CONTADOR INTELIGENTE. Caso ainda não tenha aderido à EEM ONLINE, esta é mais uma boa razão para o fazer, na EEM ONLINE encontra uma área de serviço 24 horas disponível para si, que disponibiliza diversos tipos de serviços com toda a comodidade.

Depois de ativar o seu serviço, conforme já descrito no ponto anterior, passará a ter acesso de imediato à seguinte informação e serviço:
- Leituras mensais faturadas;
- Dados de Consumo ao dia, por semana, último mês e últimos 12 meses;
- Diagrama de cargas de 15 em 15 minutos;
- Eventos que se passaram no contador elétrico e que afetem o serviço – terá acesso a informação de data de inicio da ocorrência, duração da ocorrência, tipo e categoria da mesma;
- Solicitação de Dados, para um determinado período especificado, tais como: Curvas de carga horária da instalação; Dados de consumo e injeção na rede agregados no período horário; Valores da potência tomada mensal da instalação de consumo dos últimos 12 meses e Dados de Qualidade.

A EEM já está desenvolver novos serviços relacionadas com o Contador Inteligente para que num futuro próximo possa disponibilizar, de forma mais automatizada e cómoda para os clientes com o SERVIÇO SMART METERING ativo em EEM Online, a seguinte informação:
- Alertas de Consumo - O cliente recebe uma notificação (SMS ou email), sempre que o seu consumo exceda um determinado valor, parametrizado de forma personalizada na sua área privada em EEM Online;
- Consumos Diários – Consumos por período tarifário, mantendo um histórico de 36 meses, o que corresponde à soma do diagrama de cargas ao dia para mostrar por cada tipo horário;
- Valor máximo da ponta – Obtido através da média por mês. Será o valor máximo identificado nas quatro leituras recebidas numa hora, convertendo kWh para kW;
- Qualidade de Serviço – Duração da indisponibilidade (interrupção do serviço). Analisar as datas/horas de eventos específicos para calcular este indicador;
- Tabela com leituras – Um registo por dia, com um histórico de 36 meses.

O contador inteligente irá registar:
– O consumo em kWh de 15 em 15 minutos;
– A potência utilizada pela instalação ao longo do tempo e os seus picos de consumo;
– O número de interrupções de energia que se registaram na instalação e o tempo de duração;
– Tarifa registada;
– Leituras por registo tarifário.

Não. Estes custos serão inteiramente assumidos pela EEM, sendo este um investimento de melhoria das nossas infraestruturas, com vista à otimização da qualidade de serviço prestada aos nossos clientes.

Previamente à instalação do contador, será enviado um ofício ao cliente por forma a indicar a troca de contador, em alguns casos, também será enviada uma SMS informativa. Será também fornecido, pela EEM ao cliente, um folheto informativo, aquando da entrega do ofício por forma a que o cliente tenha uma noção mais aprofundada da utilidade do contador inteligente bem como das vantagens inerentes em todo este processo. 

Sim. A energia será interrompida durante o período da instalação do novo contador, que terá um período estimado de 10-30 minutos.

Sim, será possível efetuar remotamente uma panóplia de serviços incluindo os serviços acima indicados, desde que o pedido não requeira uma alteração ao tipo de alimentação da instalação (ex.: monofásico para trifásico). Para isso, o contador inteligente terá de estar integrado na rede do sistema da EEM. 

No caso de ultrapassar a potência contratada, o contador irá interromper o fornecimento;
Para restabelecer o fornecimento de energia, deverá pressionar o botão de controlo do contador durante 3 segundos;

Num âmbito geral, o principal benefício da implementação dos contadores inteligentes consiste no controlo do consumo elétrico por parte do consumidor. Assim podem destacar-se as seguintes vantagens:
– Dar confiança sobre a capacidade de usar certos equipamentos (Ex: Aquecedores, máquinas AC) pois pode ver o consumo real que este representa, e assim, ligar e desligar quando quiser;
– A recolha da leitura do seu contador de eletricidade é realizada automaticamente, já que o novo equipamento envia os dados da leitura para a EEM, que consequentemente disponibiliza para o cliente;
– Todas as faturas serão com base no consumo registado (deixando de existir médias);
– Caso deseje mudar de tarifa, ciclo horário ou de potência contratada, não é necessária a deslocação de um técnico ao local, já que estas operações são feitas remotamente;
– Passará a ser mais fácil identificar a origem de problemas ou avarias técnicas, assim como a resolução dos mesmos.

Os Contadores inteligentes não são emissores radioelétricos. No entanto, tal como qualquer aparelho elétrico, criam um campo eletromagnético redundante. Na prática, a exposição específica associada à transmissão de dados é muito fraca e durante um período de tempo muito curto: menos de um minuto para a recolha das informações de consumo e alguns segundos para a transmissão de um evento.

Não existem estudos realizados relativamente aos malefícios que as radiações emitidas pelos contadores inteligentes possam ser prejudiciais à saúde, o facto é que os contadores inteligentes emitem muito menos radiação do que os telemóveis e outros dispositivos semelhantes que usamos no nosso dia-a-dia.

É aconselhável a sua presença no momento da instalação do novo contador por forma a ter a oportunidade de perceber o funcionamento do contador inteligente e expor algumas dúvidas que considere pertinentes relativamente aos novos contadores. No entanto, a sua presença não é obrigatória nas instalações que usufruam de um contador monofásico.

Relativamente às instalações que usufruam de contadores trifásicos, é obrigatória a presença do responsável da instalação no ato da troca do contador numa hora acordada entre o responsável da instalação e a EEM.

Os contadores inteligentes recolhem o consumo em kWh de 15 em 15 minutos, associado ao identificador do contador digital, eventos de interrupção de energia, bem como os picos de carga e tarifa registada. Esses dados que são transmitidos para os sistemas da EEM, para efeitos de gestão operacional e faturação de consumos.

Os contadores não armazenam dados pessoais de identificação dos clientes, tais como o nome, nº de cliente ou número de contribuintes usados para efeito da faturação de consumos.

A EEM, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais, utiliza mecanismos de proteção de dados pessoais como a pseudonimização de dados pessoais (i.e. utilizador de identificadores unívocos que não identificam pessoas sem outras fontes de informação), na comunicação dos dados de consumo e cruzamento dessa informação nos sistemas para efeitos comerciais ou de associação ao titular dos contratos de fornecimento de energia. Os dados de clientes e consumos apresentados através do site eemonline.eem.pt, são transmitidos através de um canal de comunicação que garante a encriptação dos dados.

A EEM disponibiliza aos seus clientes e outros titulares de dados pessoais o Gabinete de Proteção de Dados, disponível através do contacto de email: protecaodedados@eem.pt, para o qual poderá identificar o assunto do pedido e indicar um endereço de correio eletrónico, um endereço de contacto telefónico ou um endereço de correspondência para resposta ao seu pedido.

Para exercer os seus direitos enquanto titular de dados pessoais, reclamações e sugestões, consulte as secções respetivas na Política de Proteção de Dados.

A EEM designou um Encarregado de Proteção de Dados (EPD), responsável por garantir, entre outros aspetos, a conformidade das atividades de tratamento e proteção de dados pessoais sob a responsabilidade da EEM, de acordo com a legislação aplicável e com a Política de Proteção de Dados. Pode entrar em contacto com o Encarregado da Proteção de Dados da EEM, através do endereço epd@eem.pt.

Disponibilizamos ainda um conjunto de perguntas frequentes que poderão ser consultadas no site da EEM em www.eem.pt.

Se desejar confirmar se o técnico presente na sua instalação está devidamente habilitado e credenciado dentro do âmbito do projeto, poderá entrar em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através do número 800 22 11 87. Basta fornecer o nome e o número da credencial do técnico, e o operador indicará se são válidos ou não.